15 MAIO, DIA DO (A) ASSISTENTE SOCIAL
15/05/2018Nunca na História brasileira a Assistência Social e seus princípios fundamentais estiveram tão atuais e necessários. Há acerca de três anos o Brasil iniciou um ciclo de retrocessos tão grande que, logo após a queda da legítima Presidenta eleita por um processo irregular e inconstitucional, as conquistas sociais passaram a ser sistematicamente atacadas e desrespeitadas de forma intensa.
Em contrapartida, ideologias tidas como impossíveis de prevalecer em um Estado Democrático de Direito começaram a ganhar fôlego e adesão de parte da população. Ataques aos Direitos Humanos, autoritarismo, arbítrio, criminalização da justiça social, dos direitos civis e políticos, intolerância ao pluralismo de ideias, crenças e posições políticas surgem à reboque dos golpes que a democracia brasileira recebeu.
Todo este retorno ao passado sombrio, que tanto mal fez a Nação em nossa história relativamente recente vai em desencontro ao que propõe o (a) Assistente Social e ao seu manto de respeito ao ser humano em toda a sua diversidade.
Se a Assistência Social busca exatamente o contrário do que pregam os agentes do obscurantismo e fascismo (camuflado ou explícito), ela e o (a) Assistente Social tornam-se os principais elementos de resiliência e se investem como bastiões defensores das pessoas, de seus direitos sociais e, principalmente, de seus direitos humanos.
A busca por um projeto profissional ligado à construção de uma nova ordem de sociedade, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero torna a Assistência Social o elemento-chave para vencer e superar a onda de absurdos sociais dos dias atuais.
Por este e outros motivos que o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro se orgulha de representar uma classe de profissionais que está à altura do desafio de recolocar o Brasil nos rumos democráticos.
O SASERJ parabeniza o (a) Assistente Social neste dia tão simbólico quanto representativo para a luta de todos os brasileiros que almejam um país mais igualitário e com mais justiça social.
SASERJ NA LUTA!