PROTESTO, VIOLÊNCIA POLICIAL E LUTA: SASERJ PRESENTE NO ATO PÚBLICO CONTRA TAXAÇÃO DE INATIVOS DA PREFEITURA
27/06/2018Ontem (26/06/2018), o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – SASERJ esteve presente em mais um dia histórico de luta contra os ataques ao funcionalismo público, dessa vez no município. Em pauta na Câmara dos Vereadores, o projeto do Executivo que visa taxar os inativos municipais em 11% para quem recebe acima de R$ 5.645. Do lado de fora, cerca de três mil servidores públicos municipais, entre aposentados e ativos, participavam de um ato público que reuniu professores, assistentes sociais, educadores, médicos, dentre outras categorias, além de sindicatos e movimentos sociais. O SASERJ esteve presente com as diretoras Aida Vianna, Margareth Alves Dallaruvera, Gysele Marchiotti e a base do Sindicato (fotos).
Violência policial
Desde o início da tarde, a Polícia Militar, cumprindo ordens ou não, passou a reprimir os manifestantes. Num determinado momento, as forças de segurança, (a Guarda Municipal chegou a entrar na Câmara junto com soldados em perseguição a um professor), começaram a atirar balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral sem nenhum motivo que justificasse a violência. A situação foi tão grave que vereadores tiveram que ficar entre a polícia e a população para evitar um banho de sangue. Dentre os vários feridos que foram socorridos no Hospital Souza Aguiar, está a irmã da atriz Juliana Alves, a professora de artes Mayra Alves, atingida na altura do olho direito.
Apesar da forte repressão, os servidores permaneceram nas escadarias da Câmara dos Vereadores até à noite acompanhando as discussões que aconteciam no interior da Casa. Ao final, por 28 votos a 20 a base aliada do prefeito Marcelo Crivella aprovou, em segundo turno, o desconto dos inativos.
SASERJ NA LUTA!