LIVE 'SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES RACIAIS E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ANTIRRACISTAS'
13/11/2020Nesta sexta-feira (13), a partir das 19 horas, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj realiza o primeiro ciclo de debates sobre a representatividade negra do profissional do serviço social em posição de comando.
Aproveitando o ensejo deste mês de novembro – quando de celebra o Dia da Consciência Negra (20/11) e se realizam as eleições municipais – e buscando dar visibilidade aos trabalhadores negros nos espaços de gestão/decisão, além de legitimar seus saberes e competência técnica, este ciclo de debates vai falar sobre racismo e suas sequelas, representatividade negra, racismo estrutural.
Estarão presentes Margareth Dallaruvera, candidata à vereadora pelo PT-RJ, número 13.016, assistente social da prefeitura do RJ, SMASDH,professora de Serviço Social por 20 anos (UGF e Estácio de Sá), mestra em Serviço Social pela PUC/RJ, ex-conselheira nacional/CNAS, tendo assumido a coordenação de Financiamento e Política, eleita vice-presidente do ano de 2009/2010, dirigente sindical licenciada (CNTSS/CUT/Fenas e saserj) e membro fundadora do FNTSUAS, em 2009 na VII Conferência Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Edson Santos, candidato a vereador pelo PT/RJ 13.222. Edson foi ministro, duas vezes deputado federal e vereador da cidade do Rio por cinco mandatos. É autor de leis importantes, como a Meia-Entrada para estudantes e o primeiro feriado municipal de Zumbi dos Palmares. Deputado federal negro mais votado do Brasil em 2006, foi nomeado por Lula em 2008 para ser ministro da Igualdade Racial. Encaminhou no Congresso a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e acelerou a titulação dos territórios quilombolas. Foi também uma das principais vozes ouvidas pelo STF no julgamento que declarou a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades, Elen Ferreira, candidata à vereança do Rio de Janeiro pelo PCdoB 65.655, preta, mãe, professora, estudante e articuladora cultural(licenciada), professora dos anos inicias do Ensino Fundamental, atuando na educação pública municipal há quase 10 anos. É graduanda em Pedagogia pela UniRio, cofundadora do Coletivo Negro Luisa Mahin, conselheira consultiva do MuhCab e cocriadora do Projeto de letramento racial crítico entre infâncias Pretinhas Leitoras e Lívia Gonzalga Andrade dos Santos, graduanda em Serviço Social (ESS/UFRJ), que vai apresentar um trabalho acadêmico sobre a análise do perfil dos usuários e das demandas que se dirigem ao Serviço Social da instituição de estágio da discente Lívia Gonzalga Andrade dos Santos.
Durante essa primeira live, haverá o pré-lançamento do Coletivo de Assistentes Negras Sociais Azoilda Loretto da Trindade.
ONDE? Página oficial do Saserj no Facebook
QUANDO? 13 de novembro de 2020
QUE HORAS? 19h
*Em virtude do término da campanha eleitoral na internet, no dia 14/11, às 18h, está live ficará fora do ar