O PCCS DA SAÚDE ESTADUAL É NOSSO!
01/10/2021Um ciclo de lutas que durou trinta anos se fechou definitivamente no dia de ontem, quando o governador Cláudio Castro fez o anúncio oficial da implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Quadro de Pessoal Permanente da Secretaria de Estado de Saúde e Iaserj durante cerimônia no Palácio Guanabara.
Vale lembrar que, legalmente, o PCCS já havia sido oficialmente publicado no dia 9 de junho deste ano, em edição no Diário Oficial, porém, sem uma comunicação formal, os servidores da saúde estadual permaneciam na dúvida se, realmente, veriam a efetivação da histórica reivindicação.
Durante a cerimônia, que contou com as principais lideranças que mantiveram a batalha acesa durante anos, o presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, Edmilson Soares Reis, afirmou que o “SASERJ nunca abandou a luta do PCCS. Nossa sede do sindicato foi palco de muitas reuniões abrigando vários outros sindicatos para a discussão dessa pauta tão importante desde os governos anteriores. Hoje é uma data que marca a vida d@s servidor@s assistentes socias do Estados do Rio de Janeiro e de todas as categorias, que tanto esperaram por esse dia. A valorização salarial é de suma importância para @s trabalhador@s. A luta de mais de 20 anos só fortalece a certeza e esperança em acreditar que a luta organizada é o caminho para as conquistas da classe trabalhadora".
A luta pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários durou mais de 30 anos. Essa reivindicação teve início a partir da publicação da Constituição Federal de 1988, notadamente em seus artigos 39 e 82. O objetivo primordial do PCCS sempre foi o de solucionar a precarização das carreiras da saúde no estado do Rio de Janeiro, bem como corrigir a defasagem salarial que, ao longo dos anos, acabou por criar um abismo tremendo se comparado às demais carreiras dentro da administração estadual.
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom Saserj