SERVIDORES DE NOVA IGUAÇU CONVOCAM REUNIÃO PARA TRATAR DA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

27/10/2021

Funcionalismo está há quase 4 anos sem recomposição salarial e perdas se acumulam no período

Os servidores municipais de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão desde 2016 sem recomposição real dos seus salários. Embora a lei determine que a recomposição deve ser fixada pelo IPCA do exercício anterior, o último reajuste, de fato, ocorreu no ano de 2016, ainda na gestão passada. De lá para cá, uma reposição mínima de 2,4%, em 2018, foi dada na gestão do atual prefeito Rogério Lisboa. Um detalhe importante mostra que nos 4 anos da gestão do anterior, o funcionalismo teve quase 30% de atualização monetária, que era repassada sempre no mês de maio e que repunha uma média anual de aproximadamente 7%. Por outro lado, desde que Rogério Lisboa assumiu a prefeitura isso não aconteceu mais.

A degradação e o desmonte salarial dos servidores de Nova Iguaçu ocorre justamente na fase mais aguda da pandemia, quando os níveis de preços e os custos de vida atingem em cheio a classe trabalhadora, diminuindo seu poder de compra e precarizando a sobrevivência das famílias. Acrescenta-se aí a crise econômica gerada pelo governo federal. Outro fator de temor no funcionalismo gira em torno das ameaças contidas na PEC da reforma administrativa federal, projeto que tem como objetivo desmontar de vez as estruturas do funcionalismo e retirar direitos de todos os servidores públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Prefeito se recusa a receber e ouvir os servidores 

Desde que assumiu a prefeitura de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa jamais recebeu representantes de um único sindicato e se recusa absolutamente a ouvi-los, recebê-los e, sequer, dialogar. O próprio Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj já protocolou ofício solicitando o estabelecimento de uma mesa de negociação e nunca foi respondido pelo prefeito.

Reunião propõe união de forças

Esta reunião está sendo numa união de todo o funcionalismo de Nova Iguaçu e de todos os sindicatos e representações de todas as categorias profissionais do municípios. Neste sentido, o Saserj convoca toda a sua base para estar junta, se unindo nesta pauta coletiva para todos os servidores do município.

O encontro irá ocorrer no dia 06 de novembro, na subsede Baixada Fluminense do Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias no RJ – Sintsaúderj de Nova Iguaçu, localizado na Travessa Ernestina, 87 - Centro, Nova Iguaçu - RJ, telefone (21) 2669-0335. O horário será às 17h.

O Saserj salienta que o poder de organização da classe trabalhadora, uma vez unida, é capaz de construir através da luta o nosso reconhecimento enquanto classe fundamental e partícipe das decisões políticas em prol da melhoria das condições de vida de toda a categoria e, como consequência, uma melhora dos serviços prestados à toda a população.

Abaixo-assinado coleta assinaturas pela imediata reposição salarial dos servidores de Nova Iguaçu

Um abaixo-assinado contendo mais de 1500 assinaturas circula entre o funcionalismo de Nova Iguaçu reivindicando a reposição salarial. Nele, há uma união de todas as entidades representativas, tais como profissionais da assistência social, saúde, educação, administrativos, agentes comunitários, dentre outros.

Assine o abaixo-assinado neste link: https://bit.ly/ReposicaoNI 

Compartilhe e divulgue.




Veja também

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

19/03/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj tem a satisfação de anunciar a oferta do Curso Preparatóri...

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

26/02/2024 - Assistentes sociais aposentadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão reivindicando a correção de seus proventos, que foram reduz...

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE

15/02/2024 - Informamos que, nesta semana, a sede do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj estará fechada por conta de vazamento em...

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

23/01/2024 - Em 23 de janeiro de 2024, Aparecida Guerra, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, e a diretora Vânia...