20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

19/11/2021

No início dos anos 1970, jovens negros e negras estudantes se reuniram para estudar a história de luta do povo negro no Brasil e passaram a questionar a legitimidade da data comemorativa do 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea. Eles e elas iniciaram um movimento de luta propondo o dia da morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro) como a data mais justa para referenciar toda a história de sofrimento e batalha dos ex-escravizados, bem como induzir à reflexão das questões raciais.

Neste dia 20 de novembro, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj destaca o trabalho desenvolvido pela organização da sociedade civil Criola e a manutenção de seu portal onde se mostra toda a “trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira”.

Ciente também que a liberdade do povo negro foi conquistada e não concedida, o Saserj parabeniza toda a população negra e chama à reflexão para os abusos e discriminações diárias que ainda persistem em atacar os direitos das negras e dos negros no país, tendo em mente que a transformação de uma sociedade para melhor passa, necessariamente, pelo fim do racismo em todas as estruturas existentes, sejam elas econômicas, sociais ou políticas.

No mês de comemoração do Dia da Consciência Negra (20/11), Saserj vem apresentar um legado de luta das mulheres negras que contribuíram/contribuem para a superação do racismo, da violência e de todas as formas de discriminações contra a população negra na nossa sociedade:

“NEGRAS NA HISTÓRIA”

"São guerreiras incansáveis. São Ialodês que lutaram e lutam por nós, mas cujos nomes a história oficial ainda não registra. Neste espaço, dizemos seus nomes, narramos suas histórias, reconhecemos seus feitos e sua importância".

"GUERREIRAS AFRICANAS"

"São mulheres dos diferentes povos que nos deram origem, cujos nomes ecoam até nossos tempos e que lutaram por seus povos, por suas tradições, tornando-se exemplos até hoje".

Saiba mais em:

https://criola.org.br/onepage/negras-na-historia/




Veja também

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

19/03/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj tem a satisfação de anunciar a oferta do Curso Preparatóri...

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

26/02/2024 - Assistentes sociais aposentadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão reivindicando a correção de seus proventos, que foram reduz...

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE

15/02/2024 - Informamos que, nesta semana, a sede do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj estará fechada por conta de vazamento em...

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

23/01/2024 - Em 23 de janeiro de 2024, Aparecida Guerra, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, e a diretora Vânia...