ATA (RELATO) DA REUNIÃO VIRTUAL DO SASERJ COM DEPTº JURÍDICO DO DIA 10/02/2022
17/02/2022A Reunião do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, realizada através da plataforma virtual Google Meet, iniciou às 18:30 com o presidente Edmilson Soares e demais participantes, inclusive parte da sua Diretoria, fazendo uma breve apresentação e, face ao reduzido número de profissionais presentes, decretou uma prorrogação de dez minutos.
As 18:40 o presidente Edmilson Soares deu início a Assembleia contando com 32 participantes, onde prestou esclarecimentos quanto ao processo de filiação ao sindicato e informando os meios de contato com a secretária do SASERJ. Após breve apresentação dos diretores do Saserj presentes foi passada a palavra para o advogado do sindicato, Dr. Gilberto Mendes para maiores esclarecimentos sobre o processo CSIMAS. Explanou quanto a necessidade do profissional ser sindicalizado para ter o atendimento jurídico, e que ao final do processo é cobrado 15% do valor total recebido do associado. Esclareceu ainda que prefere abrir processos individuais, dentre outras informações acerca do procedimento judicial.
Sobre os plantões da Defesa Civil, Dr. Gilberto orienta que as profissionais juntem provas, tais como: conversas de texto e áudio do WhatsApp, (podendo fazer em cartório, uma ata notarial), entre outras provas, foto do cartão de ponto, que não pode ser assinado em finais de semanas e feriados, conforme denúncias feitas por algumas das assistentes sociais presentes à reunião, e no turno da noite para que assim possa se pleitear na Justiça a compensação pelo trabalho e/ou disponibilidade no período. Os esclarecimentos do Saserj, além do seu Departamento Jurídico, foram no sentido que a prática de labores se deva de forma irregular em detrimento dos trabalhadores, onde se deveria buscar uma modificação, administrativa ou judicial.
Sobre as 30hs, foi iniciado o debate sobre a hora de almoço estar ou não incluída na carga horária. Iniciados os esclarecimentos pelos participantes e pelo Deptº Jurídico, cuja questão mais uma vez se mostrava com breves irregularidades em detrimento dos trabalhadores. Neste momento, ocorreu um imprevisto com uma e lamentável invasão digital, através de possível hacker onde resultou na suspensão da reunião.
Tal fato, lamentavelmente, surgiu alheio a vontade de todos, inclusive desse Sindicato, o qual revela suas desculpas a todos pelo infortúnio, considerando ainda que serão providenciadas as medidas cabíveis ao fim de apurar o ocorrido. No momento da invasão, a reunião virtual registrava 42 participantes.