DIRETORA DO SASERJ VISITA ABRIGOS PROVISÓRIOS EM PETRÓPOLIS APÓS TRAGÉDIA DAS CHUVAS
27/02/2022A diretora do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio, Caroline Mendonça, visitou abrigos provisórios em diversos pontos da cidade de Petrópolis após a tragédia das chuvas. Na oportunidade, Caroline conversou e acolheu trabalhadores e pode constatar violações. As equipes de assistentes sociais estão fazendo escala de trabalho com turno de mais de 5 horas, mas sem folgas semanais, trabalhando 7 dias da semana. Foram realizadas contratações "de boca" (apenas verbais), sem contrato formal e por RPA, segundo denúncias de trabalhadores. Os mesmos reclamam de ausência de comando único e atropelos por parte de autoridades na condução do exercício profissional.
O Saserj pretende oficiar à Secretária Municipal de Assistência Social, além de buscar articulações com outras entidades que representam os assistentes sociais e com sindicatos de outras categorias.
‘É um Momento muito difícil e é necessário mostrar aos trabalhadores que não estão sozinhos; a rotina está muito pesada para esses profissionais que, ao mesmo tempo, lidam com o sofrimento da população. Muitos também foram vitimizados pelas chuvas. É preciso cuidar de quem cuida.', afirmou a diretora.