SASERJ NOTIFICA PREFEITURA DE PETRÓPOLIS SOBRE SITUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
06/04/2022No dia 16 de março deste ano, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj notificou a prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, chamando a atenção para a situação dos (as) assistentes sociais que exercem suas atividades nos equipamentos da cidade.
Segundo a notificação, o sindicato indaga sobre as denúncias de que os assistentes sociais que estavam trabalhando nos abrigos provisórios e demais postos de atendimento por conta da calamidade das chuvas sem o respeito às folgas semanais. O Saserj prossegue relatando que os assistentes sociais haviam exposto em carta aberta as condições de trabalho sem comando único das ações, o que poderia caracterizar a não observância do que preconiza o SUAS, bem como “assédio moral” sofrido pelos (as) trabalhadores (as). A notificação é finalizada com uma grave denúncia apontando que alguns profissionais estariam trabalhando sem contrato formal de emprego e/ou por meio de RPA, sem as devidas garantias trabalhistas, configurando uma grave fragilização dos seus direitos.
A notificação solicita a solução dos pontos apresentados e a apuração dos responsáveis para “resguardar a sua integridade física e psíquica dos assistentes sociais”. Prossegue a notificação orientando que “essa tutela deve ser direcionada a manutenção da higidez do ambiente do trabalho, eliminando ou neutralizando a ação de agentes nocivos e prevenindo situação que possa gerar ambiente hostil e de assédio moral bem como oferecer condições dignas ao exercício das funções desempenhadas pelos servidores ora representadas”.
Foto de capa: Prefeitura de Petrópolis
Daniel Spirin Reynaldo/Ascom Saserj