NOTA DO SASERJ SOBRE A ALTA DEMANDA NO CADASTRO ÚNICO

15/08/2022

 

Tendo em vista a alta demanda de atendimentos gerada pelo indicativo de inclusão/atualização do Cadastro Único para o benefício Auxilio Brasil, fato que tem gerado um aumento significativo de acesso da população mais vulnerável aos CRAS de todo o estado do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro vem a público levantar alguns pontos bastante relevantes:

  • Falta de planejamento e organização por parte do poder público de modo geral, mas principalmente do Ministério da Cidadania para atender de forma adequada a população.
  • A falta de investimento significativo na política pública de assistência social refletida principalmente no quantitativo de profissionais qualificados, agravado pela falta de concursos públicos para reposição e ou lotação de profissionais.
  • Número de equipamentos muito abaixo do recomendado pela NOB no que diz respeito ao quantitativo de profissionais x usuários.
  • Sucateamento dos equipamentos da Assistência Social com falta de condições de atendimento adequado aos usuários da política pública. Fato que infelizmente é observado na maioria dos municípios de nosso estado.

A demanda para ser suprida, necessitaria de um planejamento estratégico e não houve oferta eficaz de soluções para o atendimento dos usuários do Sistema Único da Assistência Social.  Não havendo um equilíbrio entre o que é prometido e a logística necessária para atendimento, nota-se, pelas filas quilométricas, que os equipamentos não estão conseguindo oferecer um atendimento digno ao público. Concomitantemente, os profissionais são acionados para realizarem múltiplas tarefas e aumentarem suas cargas horárias de trabalho. 

Reafirmamos a importância do respeito do cumprimento à Lei 12317 que vigora desde 31/12/2010 que regulamenta a carga horária máxima semanal de todos os Assistentes Sociais no país a qual não pode exceder 30h.

Por fim, ressaltamos que a Assistência Social, enquanto política pública, ao longo do tempo vem se apresentando como instrumento fundamental de acesso às populações mais fragilizadas.

Sendo assim não podemos aceitar que todo o descaso que vem sofrendo a população de nosso estado recaia sobre os ombros dos trabalhadores SUAS.

Saserj

Mandato 2022/2025




Veja também

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

20/04/2024 - A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assist...

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...