SASERJ INICIA CICLO DE DEBATES COM CANDIDATAS ASSISTENTES SOCIAIS

11/09/2022

SASERJ INICIA CICLO DE DEBATES COM CANDIDATAS ASSISTENTES SOCIAIS

Buscando aprofundar os diálogos em construção com a categoria dos (as) assistentes sociais, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj está dando início ao Ciclo de Debates com Candidatas Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Os encontros vão acontecer de maneira presencial e online, onde a população fluminense poderá conhecer um pouco mais das propostas das candidatas, a situação da Assistência Social no estado, bem como a conjuntura política e suas perspectivas para o Sistema Único da Assistência Social.

Neste primeiro encontro, irão participar as candidatas estaduais Eloá Moraes (PT), Rafaela Albergaria (PT), Marina do MST (PT) e Tatiany da Coletiva Feminista (Psol). O debate também terá a participação da candidata a deputada federal Benedita da Silva (PT).

As políticas sociais se constituem em espaço para a consolidação da profissão e o assistente social se insere no mercado de trabalho, enquanto trabalhador assalariado, com a função de traduzir, refletir, propor e executar aquelas políticas públicas que estão voltadas para o atendimento e a superação das expressões da questão social, por meio de ações majoritariamente preconizadas pelo Estado. Neste contexto, o assistente social é o profissional que, dentre as suas atribuições, instrumentaliza e potencializa as políticas sociais locais, favorecendo o seu desenvolvimento, através da facilitação de processos que culminam na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

  • Este evento tem por objetivo principal conhecer propostas das candidatas assistentes sociais, apresentá-las a categoria de assistentes sociais e trabalhadores do SUAS. Mas, trata-se do início de um ciclo de debates que até novembro irá trazer diferentes temáticas afins, tais como: pobreza, gênero, violência, racismo entre outros. Nesta reta final é importante construir pontes para candidatos cujo compromisso descrito em suas plataformas eleitorais expressa ações que visam o bem comum, sobretudo, daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Veja as propostas AQUI.

O debate presencial será realizado na Avenida Mem de Sá, 208, no Centro do Rio. O debate terá início às 19h. O Instituto de Pesquisas das Culturas Negras irá transmitir ao vivo o debate a partir das 19h em seu canal oficial. As intervenções à distância, se ocorrerão pelo chat. O Saserj também irá disponibilizar o link na sua página oficial no Facebook.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as candidatas

- Benedita da Silva, deputada federal PT/1377

Vivemos no estado do Rio de Janeiro uma realidade de injustiça social, de ausência de participação e de aprofundamento das desigualdades, onde não há regime democrático que se sustente.

O Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, criado pelo presidente Lula em 2004, foi extinto por Bolsonaro em 2019, sendo uma das muitas medidas de seu governo contra o estado de Bem Estar Social.

Como governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva garantiu um conjunto articulado de ações na Secretaria de Assistência Social visando proteção à família, adolescência e velhice; amparo às crianças e adolescentes carentes; à promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e a reabilitação das pessoas com deficiência.

Quando secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita iniciou a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) unificado em todo o estado.

Agora, novamente junto com o presidente Lula, Benedita vai lutar pelo fortalecimento e reestruturação do Sistema Único de Assistência Social para atender a população mais carente do país, incluindo o retorno ao status de Secretaria para a pasta da Assistência Social, a definição de piso salarial para trabalhadores do SUAS conforme preconiza as resoluções 9 e 17 do CNAS, e uma Frente em Defesa do SUAS.

- Eloá Moraes, deputada estadual PT/13024

Eloa Moraes, nascida em Rocha Miranda, periferia do Rio de Janeiro. De religião de matriz africana, moradora de Paraty, Assistente Social da Prefeitura ha? 18 anos, formada pela UFRJ, e integrante co-fundadora da Coletiva Articula Preta.

Em Paraty atuou na construc?a?o da Poli?tica Municipal de Assiste?ncia Social e Direitos Humanos; na gestão do CAPS; na criação do Serviço Social da Secção de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal de Paraty, na formação das primeiras turmas de Serviço Social da cidade e na criação da Coordenadoria da Mulher.

Sua vivência como assistente social e ativista do movimento de mulheres negras, fez de Eloá defensora do cuidado como um direito universal!

Candidata a Deputada Estadual do Rio de Janeiro e a única de Paraty.

Federação Brasil da Esperança PT/PC do B/PV, CNPJ: 47.510.468/0001-90, ELOA SILVA DE MORAES

- Rafaela Albergaria, deputada estadual PT/13474

Rafaela Albergaria é candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no estado do Rio de Janeiro. Mulher negra da Baixada Fluminense, assistente social, gestora pública e articuladora do Movimento Mulheres Negras Decidem, atua como ativista pelo direito à vida de pessoas negras e periféricas. Idealizadora do Observatório dos Trens, Rafaela luta pelo direito à cidade e a um transporte público barato, seguro e de qualidade.

- Tatiany da Coletiva Feminista, deputada estadual Psol/50111

Tatianny Araújo é servidora da saúde, ativista feminista, mãe é co-candidata pela Coletiva Feminista do PSOL na Alerj. A Coletiva Feminista é composta também por Natália Russo, petroleira e dirigente sindical; Ivanilda Reis, mulher negra, da Baixada Fluminense, aposentada como técnica da Universidade Federal Rural do RJ e Kenia Miranda, pedagoga e professora da Universidade Federal Fluminense.

- Marina do MST, deputada estadual

Liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desde os seus 14 anos. Assistente social pela UFRJ e mestra em Geografia pela UNESP, representou o MST e conheceu experiências de geração de emprego, renda e de combate à fome em várias partes do mundo. Mãe de uma jovem e feminista, foi morar em Campos dos Goytacazes em 1996 para lutar pela terra e contra os fazendeiros e poderosos da região. Sua candidatura como Deputada Estadual, tem o desafio de colocar a primeira Mulher Sem Terra na Alerj. Conheça as suas propostas.




Veja também

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

20/04/2024 - A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assist...

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...