FÓRUM DE POPULAÇÃO DE RUA SE REÚNE NO SASERJ

18/11/2022

O Fórum Permanente sobre População em Situação de Rua realizou no último dia 9 de novembro sua terceira reunião ordinária de 2022, realizada na sede do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. O Fórum atua há mais de 20 anos e se constitui como uma instância de debates, reflexões, formulação de propostas sobre políticas públicas, serviços e ações direcionadas à defesa e garantia de direitos da população em situação de rua.

A proposta do fórum é mobilizar grupos da sociedade civil, representantes da população de rua e trabalhadores do serviço público dos municípios do estado do Rio de Janeiro para refletir sobre as demandas da população e realizar o acompanhamento e monitoramento dessas políticas nos municípios fluminenses onde temos representação, em especial na cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Serrana.

Na reunião, Cláudio Santos, membro da coordenação colegiada do Fórum apresentou uma análise da conjuntura política local e a retrospectiva das ações realizadas ao longo de 2022 e destacou que o maior desafio foi ter enfrentado os reflexos da pandemia, destacando que o Fórum é de organização e de mobilização das lutas em prol dos direitos da população em situação de rua com o apoio dos coletivos e organizações que o compõem, melhorar a comunicação institucional e recompor a diretoria colegiada. 

“A tarefa de organizar o Fórum é permanente.  Organizar a população em situação de rua e mobilizar os coletivos que atuam com a população em situação de rua para além de ações assistenciais emergenciais nas ruas é fundamental para pressionar o Poder Público e exigir a implementação de políticas públicas que tirem esse segmento populacional da invisibilidade social”, destacou.

Aparecida Guerra, presidente do Saserj e ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro, destacou a importância da participação nos conselhos de direitos a fim de que as demandas da população em situação de rua sejam pautadas e debatidas para que se efetivem políticas públicas para os grupos em situação de maior vulnerabilidade social:

“Os conselhos tem como finalidade propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, exercer o controle social e deliberar sobre tais políticas. É preciso estimular a participação da sociedade civil, descentralizar o controle das ações e estabelecer diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, conhecido como SUAS”, afirmou.

A reunião contou com a participação de Janaína Castilho e de Leandro Cury, representantes do mandato do vereador Reimont (PT), Vera Quintanilha, da ONG A Nova Chance, Queli Ambrósio, líder da Ocupação Menino Benjamin Filho, e de Kennya Regyna Mesquita Passos, pesquisadora do Projeto Esferas da Cidadania PUC-Rio.

 




Veja também

Live do Saserj: Saúde Mental e Serviço Social

Live do Saserj: Saúde Mental e Serviço Social

03/10/2024 - A saúde mental é um tema essencial e cada vez mais relevante na sociedade atual. O papel do assistente social é fundamental na constru&cced...

Saserj participa do 1º Encontro Estadual dos Usuários do SUAS

Saserj participa do 1º Encontro Estadual dos Usuários do SUAS

02/08/2024 - A presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj), Aparecida Guerra, participou da mesa de abertura, no último dia...

Saserj marca presença na 10ª Marcha das Mulheres Negras

Saserj marca presença na 10ª Marcha das Mulheres Negras

02/08/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (SASERJ) participou da 10ª Marcha das Mulheres Negras, realizada em Copacabana. A entidad...

Saserj presente na apresentação do Relatório Nacional Voluntário

Saserj presente na apresentação do Relatório Nacional Voluntário

02/08/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do RJ, representado pela Diretora Aida Vianna (também diretora de FENAS), marcou presença na apres...