FÓRUM DE POPULAÇÃO DE RUA SE REÚNE NO SASERJ

18/11/2022

O Fórum Permanente sobre População em Situação de Rua realizou no último dia 9 de novembro sua terceira reunião ordinária de 2022, realizada na sede do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. O Fórum atua há mais de 20 anos e se constitui como uma instância de debates, reflexões, formulação de propostas sobre políticas públicas, serviços e ações direcionadas à defesa e garantia de direitos da população em situação de rua.

A proposta do fórum é mobilizar grupos da sociedade civil, representantes da população de rua e trabalhadores do serviço público dos municípios do estado do Rio de Janeiro para refletir sobre as demandas da população e realizar o acompanhamento e monitoramento dessas políticas nos municípios fluminenses onde temos representação, em especial na cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Serrana.

Na reunião, Cláudio Santos, membro da coordenação colegiada do Fórum apresentou uma análise da conjuntura política local e a retrospectiva das ações realizadas ao longo de 2022 e destacou que o maior desafio foi ter enfrentado os reflexos da pandemia, destacando que o Fórum é de organização e de mobilização das lutas em prol dos direitos da população em situação de rua com o apoio dos coletivos e organizações que o compõem, melhorar a comunicação institucional e recompor a diretoria colegiada. 

“A tarefa de organizar o Fórum é permanente.  Organizar a população em situação de rua e mobilizar os coletivos que atuam com a população em situação de rua para além de ações assistenciais emergenciais nas ruas é fundamental para pressionar o Poder Público e exigir a implementação de políticas públicas que tirem esse segmento populacional da invisibilidade social”, destacou.

Aparecida Guerra, presidente do Saserj e ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro, destacou a importância da participação nos conselhos de direitos a fim de que as demandas da população em situação de rua sejam pautadas e debatidas para que se efetivem políticas públicas para os grupos em situação de maior vulnerabilidade social:

“Os conselhos tem como finalidade propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, exercer o controle social e deliberar sobre tais políticas. É preciso estimular a participação da sociedade civil, descentralizar o controle das ações e estabelecer diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, conhecido como SUAS”, afirmou.

A reunião contou com a participação de Janaína Castilho e de Leandro Cury, representantes do mandato do vereador Reimont (PT), Vera Quintanilha, da ONG A Nova Chance, Queli Ambrósio, líder da Ocupação Menino Benjamin Filho, e de Kennya Regyna Mesquita Passos, pesquisadora do Projeto Esferas da Cidadania PUC-Rio.

 




Veja também

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro

20/04/2024 - A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assist...

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024 - Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos ...

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Representantes do Saserj tomam posse no Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No último dia 26/03/2024, Edmilson Soares Reis e Aline Salles, diretores (a) do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – S...

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

Saserj realiza reunião com secretário de Assistência Social do Rio de Janeiro

30/03/2024 - No dia 27 de março de 2024, a presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, Aparecida Guerra, o diretor Edmilson ...