PRESIDENTE DO SASERJ FAZ RELATO SOBRE A ATUAÇÃO DO SASERJ NO PROJETO MAE

28/02/2023

Em resposta aos questionamentos quanto à atuação do Sindicato dos Assistentes Sociais no Projeto MAE – Mulheres Apoiando a Educação, vinculado à Secretaria Estadual de Educação/UERJ, temos os seguintes apontamentos.

Em abril de 2022 o Saserj, através de meio virtual, realizou Assembleia que, em alguns momentos, contaram com aproximadamente 60 profissionais de diferentes municípios do Estado do RJ.

Estiveram presentes a essa assembleia além de mim, presidente do sindicato, a primeira secretária do Saserj, a assistente social Aline Salles, e o nosso Assessor Jurídico Dr. Gilberto Mendes.

Informo que a Assembleia ocorreu atendendo solicitação de um grupo de profissionais do referido projeto que nos trouxeram as seguintes pautas:

*Inexistência de transparência nos critérios para lotação;

*Inexistência de informações concretas sobre calendário de pagamento;

*Dificuldades de alguns profissionais terem acesso às escolas;

*Inexistência de locais adequados para o atendimento aos educandos e seus familiares, entre outros.

Na oportunidade, nós representantes do SASERJ, procuramos em quase três horas de reunião, que foi bastante intensa, prestar todas as informações e atenção a todas as dúvidas quantos aos direitos do trabalhador e suas formas de reivindicação, além de dar esclarecimentos quanto ao papel do sindicato enquanto entidade representante da classe trabalhadora na garantia dos seus direitos trabalhistas.

Constatamos que infelizmente muitos dos colegas presentes sequer conseguiam distinguir as diferenças existentes entre o papel do Conselho e do sindicato.

Apesar de algumas dificuldades básicas, porém importantes, propusemos os seguintes encaminhamentos:

*criação de uma comissão composta por profissionais de diferentes municípios no qual, em um documento, relatariam ao Saserj - de forma sucinta - os problemas de cada município.

Naquela oportunidade, uma profissional que atuava no município do Rio se prontificou para receber estas contribuições.

Foi esclarecido pelo Assessor Jurídico que pelo motivo da seleção ter sido realizada através de processo seletivo simplificado e não por concurso público, a estratégia inicial seria uma intervenção político/administrativa. Deixando a intervenção jurídica como último recurso.

Foi estabelecido um prazo para a devolutiva do consolidado desse documento e que de posse do que fora solicitado, seguiríamos com o processo de reivindicações .

Ratificamos brevemente sobre a importância do fortalecimento do movimento sindical através da adesão voluntária dos profissionais principalmente após os retrocessos da contra reforma trabalhista.

Após inúmeros contatos com a profissional que ficou responsável por nos dar as devolutivas, fomos informados que após a resolução dos problemas iniciais tais como lotação e atraso no pagamento serem resolvidos, diversos profissionais passaram a não apoiar as reivindicações. Talvez por medo de retaliações e até mesmo demissões.

Quanto às últimas Assembleias, esclarecemos que não chegou qualquer convite ao Saserj para participar deste encontro. 

Por fim faço aqui uma reflexão: enquanto trabalhadores seguirem a agenda neoliberal da "livre negociação" na qual se prega o contato direto entre empregador X empregado, seguiremos em desvantagem absurda. A correlação de forças é muito desigual.

Ver uma parcela significativa da categoria aparentemente ignorando esse fato , seja qual for o motivo, é realmente lamentável.

Maria Aparecida Guerra Vicente

Presidente do SASERJ




Veja também

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

Saserj oferece curso preparatório para concurso com três opções de disciplinas

19/03/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj tem a satisfação de anunciar a oferta do Curso Preparatóri...

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

Assistentes sociais aposentadas lutam por gratificação de risco no Rio

26/02/2024 - Assistentes sociais aposentadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estão reivindicando a correção de seus proventos, que foram reduz...

COMUNICADO IMPORTANTE

COMUNICADO IMPORTANTE

15/02/2024 - Informamos que, nesta semana, a sede do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj estará fechada por conta de vazamento em...

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

Saserj visita Cras de regiões atingidas pelas fortes chuvas

23/01/2024 - Em 23 de janeiro de 2024, Aparecida Guerra, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj, e a diretora Vânia...