SASERJ SE REÚNE COM A CHEFIA DE GABINETE DA SMAS/RJ E APRESENTA PAUTAS DA PCRJ
10/03/2023O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj se reuniu ontem (09/03) com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro – SMAS/RJ, Sr. Ernesto Braga, onde foram apresentadas as pautas específicas da PCRJ, conforme discutido previamente com membros dessa diretoria e representantes da base.
A reunião contou com a presença de Aparecida Vicente, presidente do Saserj, Jocelene Ignácio, diretora do Saserj e da assistente social Soraya Oliveira, representante da base PCRJ.
Dentre as propostas de interesse da categoria, destacam-se a execução do Plano de Carreira para Assistentes Sociais, a fim de incentivar a categoria que está na execução atividade fim a formação continuada, a estrutura da SMAS de acordo com as mesmas estruturas de outras secretarias, revisitação dos termos técnicos que promovem a formação continuada, seguindo a PNAS, transparência nas “seleções” internas que existem no SIMAS, recuperação do tema da Saúde do Trabalhador na Assistência Social, incluisão no SIMAS da discussão acerca do tema do “assédio moral” a ser enfrentado como forma de garantir autonomia do assistente social no seu fazer profissional, abertura de concurso público para assistentes sociais e demais categorias que constam na NOB/RH SUAS, estabelecimento de mecanismos que sirvam para limitar a “coerção por lotação”, valorização da “atividade fim”, contemplando o plano de carreira e/ou revitalização do “Banco de Competências” para a lotação dos profissionais, uso da mídia para dar visibilidade às demandas da Assistência Social, regulamentação do uso das redes sociais para comunicação entre as profissionais no sentido de evitar a extensão do horário de trabalho, regulamentação do trabalho remoto pela SMAS, retomada da contagem de tempo de serviço paralisado durante a pandemia de Covid-19, dentre outras.
Na ocasião, o Saserj teve a oportunidade de apresentar os diferentes pontos do documento e a garantia de uma participação do sindicato em outros momentos onde, segundo o representante da secretaria, “existe a intenção de uma parceria que ajudará bastante a construção de uma gestão democrática”.
Acesse aqui o documento completo contendo as propostas na íntegra e seus detalhamentos. O ofício foi endereçado ao secretário municipal de Assistência Social, o Sr. Adilson Pires.