SASERJ ACOMAPANHA PALESTRA DE TESOUREIRO DA CUT

14/03/2023

No dia 09 de março, Edmilson Soares, tesoureiro do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, participou da palestra dada por Ariovaldo de Camargo, tesoureiro da CUT Nacional. Dentre os pontos levantados pelo palestrante, vale destacar sua explanação sobre a necessidade dos sindicatos buscarem mais do que nunca apoiar o governo nesse início de mandato, visto que as disputas por cargos no segundo semestre não necessariamente estão totalmente alinhado com as propostas do governo do Partido dos Trabalhadores, que vai de encontro ao fortalecimento da classe trabalhadora.

Ariovaldo enfatizou a necessidade das entidades convocarem suas bases para irem às ruas, caso necessitem defender o governo eleito democraticamente, um vez que ainda não passou a ameaça de golpe com futuras manifestações antidemocrático que ainda podem ser arquitetada nas ruas. Ele lembrou do caso do Peru, que apesar de ter eleito um governo de esquerda, não está com uma base de apoio fortalecida.

O palestrante falou sobre as estratégias das entidades em convocarem suas bases para aprofundar o acordo coletivo/contrato coletivo de trabalho e assim buscarem uma negociação que vise ganhos reais para os (as) trabalhadores (as) e alternativa de ajuda financeira para os sindicatos. Diante de um cenário em que muitos sindicatos fecharam as portas ou estão funcionando de forma fragilizada, essa é uma das vias para trazer mais receitas  para as entidades e, consequentemente, compreensão de suas bases de que estão diante de um sindicato de luta em prol das causas trabalhistas. Não esquecendo da necessidade das centrais discutirem com o atual governo as receitas que foram retiradas das entidades, sem nenhum aprofundamento com os (as) trabalhadores (as)  e sindicatos, sem que tivessem outras alternativas. Exemplo foi a taxa negocial para as entidades a partir das conquistas junto as empresas.

O debate tocou no ponto de que é preciso fortalecer a convenção 151 da OIT – Organização Internacional do Trabalho que trata do direito de sindicalização e relações de trabalho na administração pública. Deu destaque também para convenção 190 da mesma organização que “estabelece novas normas globais com o objetivo de acabar com a violência e o assédio no mundo do trabalho”.

Na ocasião o tesoureiro do Saserj, assim como outro companheiro de sua entidade, tocou na situação financeira de seus respectivos sindicatos. Nas duas falas o ponto que ficou em comum é de que o desconto dos (as) trabalhadores (as) não tem sido suficiente para cobrir os gastos da entidade.  Edmilson falou que apesar do esforço que fora feito na gestão passada para que pudesse colocar as contas da entidade em dia com a CUT, hoje a situação chega a tal ponto que os gastos do Saserj não deixam outra alternativa a não ser atrasar alguns pagamentos. Enfatizou que é preciso um debate profundo junto com as entidades e suas bases, nas instâncias deliberativas, para que possa haver caminhos possíveis de sanar essa situação financeira.

Foi lembrando que 2023 a CUT estará celebrando quarenta anos de existência. Sendo ano também de importantes congressos onde terão oportunidades de debates nessa via do fortalecimento em conjunto. 

Por fim chegou-se à conclusão de que uma democracia se fortalece com entidades fortes e capazes de equilibrar a correlação de força entre capital e força de trabalho.




Veja também

Live do Saserj: Piso Nacional dos Assistentes Sociais

Live do Saserj: Piso Nacional dos Assistentes Sociais

25/05/2024 - Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj realiza importante live s...

Nota: Saserj acompanha IRDR sobre gratificação para assistentes sociais

Nota: Saserj acompanha IRDR sobre gratificação para assistentes sociais

25/05/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj), sempre atento e fomentando cada vez mais os interesses de seus associados e demais p...

15 de maio - Homenagem do Saserj

15 de maio - Homenagem do Saserj

14/05/2024 - 15 DE MAIO - HOMENAGEM DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, é uma data...

Ato do Dia do Assistente Social

Ato do Dia do Assistente Social

13/05/2024 - Na próxima quarta-feira, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro estará com sua diretoria e filiados em frente à C&...