13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura: temos motivos para comemorar?
12/05/2023O dia 13 de maio é conhecido no Brasil como o Dia da Abolição da Escravatura, pois foi nessa data, em 1888, que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que oficialmente acabou com a escravidão no país.
Embora a data seja importante para lembrar esse marco histórico e refletir sobre as lutas e conquista dos povos negros no Brasil, é importante também reconhecer que a abolição não foi acompanhada de políticas públicas que garantissem a igualdade e a inclusão social dessas pessoas, o que gerou profundas desigualdades e exclusão social ao longo dos anos.
Mas, afinal, devemos comemorar a Lei Áurea, assinada há 135 anos? Bem, quando são localizados trabalhadores com os direitos solapados e vivendo em condições de trabalho análogo à escravidão, sofrendo assédio moral no trabalho e convivendo com o racismo estrutural presente, a comemoração deve vir com bastante reflexão. Por exemplo, a grande maioria dos usuários das políticas de assistência são mulheres negras e em sua maioria mães solo, resultado do descaso que, historicamente, foi perpetrado pelas classes dominantes desse país. Isto daria motivos para festejar a data?
Neste sentido, é importante lembrar-se desta data de forma consciente, refletindo sobre a história e lutas dos negros no Brasil e buscando formas de promover a igualdade e combater o racismo em todas as esferas da sociedade.
Vamos à luta porque nada foi dado, e nem será. Nenhum direito a menos!