Saserj participa de ato e audiência na Câmara pela implementação do PCCS no município
22/06/2023O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro participou agora a pouco de audiência na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pela implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da prefeitura do Rio.
Os (as) diretores do sindicato, Alzira Prata, Aida Vianna, Edmilson Reis e Verônica Ferreira estiveram no plenário da casa, onde se debateu a implementação do PCCS. Do lado de fora da casa, o Saserj também esteve presente no ato realizado pelos (as) trabalhadores (as).
Verônica Ferreira falou sobre a quebra de promessa do prefeito Eduardo Paes durante a campanha eleitoral. Edmilson Soares Reis discursou no plenário argumentando sobre a importância do plano para os (as) servidores do município do Rio, bem como lembrou da falta de concursos públicos.
O debate na Câmara foi um chamamento da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação dos Planos de Cargos, Carreiras Salários dos Servidores do Município do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o diretor Edmilson e as diretora Alzira, Aida, Verônica, se juntaram às diversas categorias presentes para cobrar do executivo municipal a implementação dos PCCS das diversas categorias assim como o chamamento de concurso público.
Edmilson, ao fazer a fala aproveitou também para reforçar que hoje a prefeitura vem usando as organizaçoes sociais para fragilizar ainda mais a classe trabalhadora, pois nem todos os direitos trabalhistas estão sendo respeitados por essas organizações.
"Um exemplo são as denúncias que nosso sindicato vem recebendo em razão de contratações por meio de CNPJ/Mei e via organizaçoes sociais na Secretaria de Assistência Social que, a despeito de exigir inscrição no conselho de classe da categoria, com atribuições exclusivas de profissionais de serviço social, desrespeitam a carga horária federal de 30hs, obrigando os (as) trabalhadores (as) a cumprirem 44hs semanas. Vale citar também o não registro na carteira de trabalho a função de assistente Social", disse Edmilson Reis.
O diretor lembrou também da atuação do Saserj na defesa dos/das trabalhadores (as) tanto estatutários (as) quanto celetistas, já que estes também vêm compondo um forte contigente do funcionalismo público em diversas secretárias (Saúde/Assistência Social/ Educação/Habitação etc). No entanto, reforçou a necessidade urgente da implementação do concurso público para um maior fortalecimento dos direitos dos (as) trabalhadores(as).
Em meio a todo esse caos que rebate diretamente na vida dos (as) trabalhadores (as) e dos (as) usuários (as) a palavra de ordem no plenário foi uma só: "É preciso uma união dos (as) servidores (as) em todo o funcionalismo do serviço público".
A luta pelo PCCS no município do Rio de Janeiro refere-se à busca pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os servidores públicos municipais. O PCCS é um instrumento utilizado para organizar e estruturar as carreiras dos servidores, estabelecendo critérios de progressão salarial, promoção e valorização profissional.
#PCCSJÁ #servidoresrio #câmaradorio #saserjnaluta