Saserj participa de seminário na Alerj sobre políticas de enfrentamento da violência nas escolas
24/06/2023Na próxima segunda-feira (26), o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, representado pela sua diretora Jocelene Ignácio, vai participar do Seminário Interinstitucional, em parceria com a Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, sobre ‘Violências e unidades escolares: perspectivas para políticas intersetoriais’. O evento será presencial e ocorre na Rua da Ajuda, número 5, a partir das 9h da manhã.
Um dos pontos que deverão ser abordados neste seminário será o debate da lei para contrato de assistentes sociais e psicólogos nas escolas.
As mesas discutirão temas como análise situacional sobre a violência nas e contra as escolas e articulação intersetorial de políticas para intervenções qualificadas.
Participam do seminário Joana Garcia, professora da ESS/UFRJ, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Famílias, Infâncias e Juventudes (coordenação e mediação), juntamente com os (as) expositores Marcele Frossard, assessora de programa e políticas sociais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, doutora em Ciências Sociais (UERJ/RJ), mestre em Ciências Sociais (PUC/RJ) e bacharel em Ciências Sociais (UERJ/RJ), além de pesquisadora nas áreas de sociologia da educação, sociologia da violência, sociologia da juventude e políticas públicas.
Roseane Melo, professora do curso de graduação e da pós-graduação em Psicologia da UFRRJ, membro da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, membro do GT da Anpepp: psicanálise, política e clínica.
Diogo de Andrade, diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do RJ, professor de Língua Portuguesa das redes públicas do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, membro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e militante da Educação Antirracista.
Sérgio Henrique Teixeira, psicólogo, mestre em psicologia clínica, assessor técnico da ACTERJ, pesquisador do Observatório dos Conselhos ESS/UFRJ, consultor para a área da infância e adolescência (coordenação e mediação) e os (as) expositores Suely Deslandes, socióloga, pesquisadora titular do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fiocruz.
Jocelene de Assis Ignácio, graduada em Serviço Social – PUC-Rio. Especialista em Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano-IPPUR/UFRJ. Mestre em Memória Social– UNIRIO. Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio. Atualmente, é servidora pública da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, lotada na Secretaria Municipal de Educação – SME, bem como diretora do Saserj.
Sabrina Batista Artmann, assistente social e professora, mestre em Processos Formativos e Desigualdades. Atua no campo da educação e do Sistema de Garantia de Direitos. Apresenta experiência no campo da Frequência Escolar e da Violência e Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Naura dos Santos Americano, psicóloga, mediadora de conflitos judiciais e extrajudiciais. Diretora da SOMEC-RJ.