Nota do Saserj convoca para audiência pública para tratar da situação na Previ-Rio
10/09/2023O Previ-Rio está enfrentando um déficit financeiro e atuarial estimado em R$ 35 bilhões, o que indica que o instituto não tem recursos suficientes para pagar aposentadorias e pensões aos servidores públicos do Rio de Janeiro.
Deste modo, os representantes do Saserj, preocupados com essa situação, que consideram um desmonte da previdência dos funcionários públicos, convocam a categoria para a realização de uma audiência pública para tratar do rombo no Instituto de Previdência e Assistência, a se realizar no próximo dia 19 de setembro de 2023, na sede da Câmara dos Vereadores, às 10h.
O Saserj vê esta grave situação como um esvaziamento do serviço público e destaca a importância de tomar medidas urgentes para resolver esse problema, visando garantir o atendimento público gratuito. O sindicato também critica a prefeitura por não realizar concursos públicos e por desrespeitar os servidores, alegando que é necessário recompor as reservas do Previ-Rio e evitar mais punições ao funcionalismo.
O rombo na Previ-Rio é um déficit financeiro no Fundo de Previdência dos Servidores Municipais do Rio de Janeiro.
O fundo é responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões aos servidores públicos da cidade, e o rombo acontece quando as despesas do fundo superam as suas receitas.
Diretoria Saserj
Mandato 2022/2025