A Caravana Federativa e a aproximação com os municípios
01/10/2023A Caravana Federativa promovida pelo Governo Federal e realizada nos dias 28 e 29 de setembro, teve como objetivo aumentar a oferta de serviços aos estados e municípios brasileiros. Na última semana, ela esteve no estado do Rio de Janeiro, oferecendo atendimento a prefeitos, vereadores e secretários municipais. O encontro ocorreu na ExpoMag (antigo Centro de Convenções Sulamérica), na capital fluminense. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esteve presente, com representantes das secretarias, realizando atendimentos que buscaram fortalecer a participação e cooperação dos gestores. Essa iniciativa almejou a troca de informações sobre políticas públicas e programas sociais oferecidos pelo MDS para que cheguem às pessoas que mais precisam, fornecendo apoio necessário.
De acordo com Ranniêr Ciríaco, secretário-executivo adjunto do ministério, em entrevista ao Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj, o “MDS fez ali um atendimento direto aos entes federativos, às prefeituras, ao estado, vereadores, prefeitos, lideranças, etc., apresentando os principais programas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tirando dúvidas”. Ranniêr também disse “que muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a implementação e execução de programas” e ali, o MDS esclareceria essas indagações. Ainda na sua fala, o atendimento do MDS na Caravana Federativa buscou ser individualizado, buscando-se entender as características de cada município e suas necessidades e dando “respostas imediatas” para eles.
Com relação à ponta, ao ser questionado como o MDS poderia contribuir para diminuir as filas do CadÚnico, situação que afeta profissionais servidores e a própria população, Ranniêr afirmou que o ministério é muito sensível à situação das filas nos postos de atendimento nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), e uma das principais ordens do ministro Wellington Dias (PT) é que a gente faça um reforço no cofinanciamento que é repassado aos municípios e que eles possam, com estes recursos, agilizar a questão dos atendimentos e das demandas, assim diminuindo as filas de espera.
A abertura da caravana teve a presença do governador Cláudio Castro, do prefeito Eduardo Paes, do secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo, André Ceciliano, do prefeito de maricá, Fabiano Horta, do deputado federal Reimont Otoni, do vice-governador Thiago Pampolha, da deputada federal Laura Carneiro, do ex-governador Luiz Fernando de Souza (Pezão), dentre outros.