Saserj em defesa da democracia

09/01/2024

O “Ato em defesa da Democracia" realizado na Cinelândia em 8 de janeiro (ontem), contou com a presença do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj. As diretoras Aida Vianna, Aline Salles e Verônica Cristina Ferreira representaram o Saserj, que sempre está presente e em luta na defesa da democracia. Este ato foi um exercício pleno de cidadania exatamente um ano após os ataques nefastos à democracia de nosso país. Fomos às ruas para mostrar nossa força e resistência, reafirmando que: Ditadura nunca mais! Não daremos nenhum passo atrás, não aceitaremos nenhum direito a menos.

O evento, que também, foi realizado em diversas capitais brasileiras, contou com a participação de sindicatos das mais variadas categorias, movimentos por moradia e trabalho, entidades da sociedade civil e autoridades.

O que aconteceu em 8 de janeiro de 2023

Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro no Brasil foram eventos significativos que ocorreram em 2023. Milhares de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com a eleição e posse do presidente Lula, invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Eles questionavam a legitimidade da eleição presidencial e pediam "intervenção militar".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ressaltaram a importância de punir os envolvidos nos ataques. “Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo”, disse Lula. Ele continuou: "Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos".

O Ministério Público Federal (MPF) já denunciou 1.413 pessoas, incluindo 1.156 incitadores, 248 executores, 8 agentes públicos e um financiador; 30 pessoas já foram condenadas.

Uma pesquisa divulgada pela empresa Quaest mostrou que 89% dos brasileiros condenam os ataques de 8 de janeiro, e 47% consideram que houve influência de Bolsonaro.




Veja também

Na Câmara, Saserj participa de discussão sobre os Centros de Referência de Saúde do Trabalhador

Na Câmara, Saserj participa de discussão sobre os Centros de Referência de Saúde do Trabalhador

07/05/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj participou no dia 06 de maio de um Debate Público na Câmara dos Vere...

Manifestação em defesa da Saúde Pública e de seus trabalhadores, em Nova Iguaçu

Manifestação em defesa da Saúde Pública e de seus trabalhadores, em Nova Iguaçu

06/05/2024 - O MUSP-NI (Movimento em Defesa do SUS de Nova Iguaçu) convida a população, sindicatos, movimentos populares e trabalhadores para participar...

Ato Público dos servidores na prefeitura do Rio

Ato Público dos servidores na prefeitura do Rio

05/05/2024 - O Movimento Unificado dos Servidores Municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro (Mudspm), que congrega várias entidades sindicais, está organiza...

1º de Maio - Dia do (a) Trabalhador (a)

1º de Maio - Dia do (a) Trabalhador (a)

30/04/2024 - Neste Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro - Saserj destaca não apenas a celebração do traba...