Saserj participa de ato contra a implantação da Ebserh nas unidades federais de saúde
17/01/2024O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj participou ontem (16/01), ao lado de diversas outras entidades, de um ato unificado na porta do Hospital Federal dos Servidores do Estado - HFSE, no Centro do Rio, contra a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh na gestão das unidades de saúde federais no Rio de Janeiro. A primeira unidade a receber a Ebserh seria o próprio Hospital dos Servidores.
De acordo com o posicionamento do Saserj, este tipo de substituição de gestão hospitalar é perigoso, já que não resolve o principal problema do setor público que é a falta de concursos públicos. Embora seja uma empresa pública, o Saserj entende que exemplos anteriores mostram que há extinção de serviços por conta da transferência de operação de unidades federais aos entes municipais.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011 com o objetivo de gerir os hospitais universitários federais. Seu propósito inicial era promover maior eficiência e controle administrativo nesses hospitais. No entanto, a criação da Ebserh foi objeto de polêmica desde o início, com protestos registrados em diversas universidades que aderiram à empresa, bem como de movimentos populares de saúde que defendem que a saúde pública deva ser oferecida de forma autárquica, por servidores próprios do Estado, e não visar o corte de custos ou adotar uma forma empresarial como a da Ebserh.
Pelo concurso público para estatutário!