Nova Iguaçu: servidores públicos em luta por direitos

11/04/2024

Em 9 de abril, servidores estatutários de Nova Iguaçu, apoiados pelo Saserj, se reuniram com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos (MUSP-NI) para discutir insatisfações com o governo de Rogério Lisboa. A reunião ocorreu após o anúncio de um reajuste de 5,26%, excluindo as categorias de saúde e educação.

O MUSP-NI, indignado com o desrespeito do poder municipal, organizou a plenária para debater as demandas dos trabalhadores. A reunião começou com um resgate histórico do movimento em 2016, quando os servidores estavam sem salário por mais de três meses no governo de Nelson Bornier.

A coordenação da plenária reforçou que o MUSP-NI é um movimento social organizado e que os sindicatos são responsáveis pela representação da categoria. Foi enfatizada a importância da organização dos servidores na luta coletiva e de unidade.

Durante a plenária, foi debatida a preocupação com a privatização dos serviços públicos em escala municipal, estadual e federal. A entrada das Organizações Sociais (OS) para gerir os serviços de saúde em Nova Iguaçu evidenciou a tentativa de precarização do trabalho e a fragilização da classe trabalhadora.

A falta de valorização dos servidores pelo executivo e legislativo municipal é um dos motivos desta luta. A entrada das OS na saúde, justificada para melhorar o sistema de saúde, não trouxe melhorias. A saúde municipal continua precária e de má qualidade.

Os servidores, juntamente com as entidades sindicais, estão se organizando para mostrar ao governo municipal que é possível fazer melhor.

 




Veja também

Live do Saserj: Piso Nacional dos Assistentes Sociais

Live do Saserj: Piso Nacional dos Assistentes Sociais

25/05/2024 - Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj realiza importante live s...

Nota: Saserj acompanha IRDR sobre gratificação para assistentes sociais

Nota: Saserj acompanha IRDR sobre gratificação para assistentes sociais

25/05/2024 - O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj), sempre atento e fomentando cada vez mais os interesses de seus associados e demais p...

15 de maio - Homenagem do Saserj

15 de maio - Homenagem do Saserj

14/05/2024 - 15 DE MAIO - HOMENAGEM DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, é uma data...

Ato do Dia do Assistente Social

Ato do Dia do Assistente Social

13/05/2024 - Na próxima quarta-feira, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro estará com sua diretoria e filiados em frente à C&...