Saserj participa da Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social no Rio de Janeiro
20/04/2024A cidade do Rio de Janeiro foi palco de importantes discussões e reflexões durante a Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que ocorreu entre os dias 16 e 18 de abril. Com o tema "SUAS em Debate: Agendas do Presente e do Futuro", o evento contou com a presença de 500 conselheiros da Assistência Social de todo o Brasil, representando um marco de descentralização e ampliação das discussões.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) teve sua representação feita pelo secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, durante o encontro.
Dentre os participantes, o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj) se destacou, contando com a presença de suas diretoras Ainda Vianna, Caroline Mendonça, Verônica Ferreira, Francinete da Conceição, compondo a mesa, Aline Salles, do diretor Edmilson Soares, e sua presidente Aparecida Guerra. Margareth Alves Dallaruvera, presidente do CNAS e integrante do Conselho Fiscal do Saserj, também esteve presente, contribuindo para as discussões.
Durante o evento, Aparecida Guerra ressaltou a importância dos sindicatos no contexto atual, destacando que cada entidade tem um papel crucial, muitas vezes lidando com demandas específicas que poderiam ser atribuições dos conselhos. Ela enfatizou a necessidade de clareza nas funções e atribuições de cada entidade, buscando uma maior eficiência na atuação em prol da Assistência Social.
Além dos representantes do CNAS e do MDS, estiveram presentes o vice-presidente do CNAS, Edgilson Tavares, o subsecretário de Gestão do SUAS da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Felippe Rodrigues de Souza, bem como representantes do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e gestores de estados e municípios brasileiros.
A reunião foi marcada por debates sobre inovações e desafios enfrentados pela Assistência Social, traçando perspectivas e direcionamentos para o futuro do setor no país.