Na Câmara, Saserj participa de discussão sobre os Centros de Referência de Saúde do Trabalhador
07/05/2024O Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro – Saserj participou no dia 06 de maio de um Debate Público na Câmara dos Vereadores do Rio promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para discutir a atuação e situação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests). Verônica Ferreira, diretora do sindicato, teve a oportunidade de falar ao presentes. Ela agradeceu por terem recebido o grupo para essa reunião sobre a saúde do(a) trabalhador(a), um tema muito importante para eles no Fórum Intersindical de Saúde do(a) Trabalhador(a), no qual a oradora tem buscado aprender.
De acordo com Verônica, relevante que aprendeu com o Professor Fadel é que, a cada ano, 2,3 milhões de trabalhadores morrem em consequência de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas à atividade profissional. Ela informou que na cidade do Rio de Janeiro também têm acesso a esses dados preocupantes.
A representante do Saserj afirmou que esses números são importantes, pois subsidiam a elaboração de políticas públicas. No entanto, ressaltou que os(as) trabalhadores(as) não se reduzem a meros números - são pessoas, e a saúde do(a) trabalhador(a) é um direito humano, um direito à vida e à saúde. Ela ficou preocupada ao ouvir das colegas que atuam na gestão da saúde do(a) trabalhador(a) no município do Rio que as equipes mínimas dos equipamentos de referência nessa área não estão completas. Ela explicou que isso é um problema não só para os(as) trabalhadores(as), mas para todo o quadro da Secretaria e da Prefeitura, pois não há concursos públicos.
Verônica propôs que esse tema seja encaminhado para o Fórum, o Conselho Municipal de Saúde e outros espaços, a fim de cobrar a realização de concursos públicos para esses setores. Ela também considerou importante realizarem campanhas de conscientização dos(as) trabalhadores(as) sobre a Política Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a), para que saibam quando e como procurar o CEREST, mesmo antes de adoecerem, e exijam condições dignas de trabalho.
Por fim, a diretora informou ainda que estão em debate a organização e convocação das Conferências de Saúde do(a) Trabalhador(a) deste ano, com a Conferência Nacional prevista para o próximo ano. Ela afirmou ser importante que todos estejam engajados nesse processo, pois a saúde do(a) trabalhador(a) está diretamente conectada ao mundo do trabalho.
O debate, liderado pelo vereador Paulo Pinheiro (PSOL), presidente do colegiado.