Saserj participa do 1º Encontro Estadual dos Usuários do SUAS
02/08/2024A presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro (Saserj), Aparecida Guerra, participou da mesa de abertura, no último dia 31, do 1° Encontro Estadual dos Usuários do SUAS-RJ, realizado no Auditório Adalto Belarmino, na Central do Brasil. O encontro, organizado pelo Fórum dos Usuários do SUAS (FEUSUAS-RJ) reuniu várias regiões do Rio e foi um momento de troca de saberes, de escuta qualificada, e principalmente de empoderamento dos Usuários do SUAS-RJ. A palestra magna foi ministrada por Solange Bueno, conselheira nacional do CNAS.
No encontro, Aparecida Guerra, conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) pela Federação Nacional dos Assistentes Sociais e trabalhadora do SUAS, destacou a importância da união entre usuários, trabalhadores e gestores na luta por melhorias nas políticas públicas de assistência social.
Em seu discurso, Aparecida, que se apresentou como mulher negra, mãe e avó, enfatizou os avanços conquistados desde a implantação do SUAS, mas alertou que ainda há um longo caminho a percorrer para que a assistência social atenda plenamente às necessidades da população. “Não se faz política sem financiamento. É fundamental a aprovação da PEC 383, que prevê um recurso mínimo de 1% da receita líquida para a assistência social”, afirmou.
Aparecida também ressaltou a precarização do trabalho e das condições dos equipamentos, que afetam diretamente os usuários. “Hoje, sem essa obrigatoriedade de financiamento, vemos trabalhadores precarizados e usuários sem seus direitos garantidos”, lamentou.
Ela concluiu seu discurso ressaltando a importância da participação ativa de todos os envolvidos no Controle Social, destacando que os trabalhadores do SUAS desempenham um papel crucial no empoderamento dos usuários, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
O evento serviu como um espaço para discutir estratégias e fortalecer a luta por uma assistência social mais justa e efetiva. Estiveram presentes ainda Fabiana Rosa, coordenadora do FEUSUAS-RJ e conselheira do CEAS/RJ, Deíldo Jacinto, secretário executivo do CMAS e Kátia Tavares, representando as entidades.